terça-feira, 4 de maio de 2010

Utilização na educação

O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional.
Acredita-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva. Os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo, do qual tanto professor quanto aluno devem participar.

Assim sendo, cabe ao professor apropriar-se das novas tecnologias de informação e comunicação (NTics) refletindo sobre suas possibilidades, propondo atividades e estratégias diferenciadas ao utilizar os blogs. Os blogs estão sendo explorados por alunos e professores e a cada dia surgem formas diferentes de utilizá-lo: podem ser utilizados como um recurso pedagógico ou como uma estratégia pedagógica.

O que diferencia o blog utilizado como um recurso pedagógico do blog utilizado como uma estratégia pedagógica são as atividades e estratégias propostas no ambiente e o papel assumido pelo professor e pelos alunos.

A utilização de blogs como recurso ocorre quando é utilizado como um depósito de informações, onde os alunos assumem um papel receptivo e o professor ativo, disponibilizando links, materiais de aula e conteúdos selecionados que devem ser consultados pelo aluno na sua disciplina. Nesta perspectiva o professor assume uma posição mais diretiva, onde impõe os conteúdos e fontes de pesquisa e o aluno assume um papel de mero receptor de informações.


Do mesmo modo, existem blogs utilizados na educação que vão além da exposição de conteúdos e indicação de links. São os blogs que abrem espaço para os comentários e exposições de idéias dos alunos. Desta forma, os alunos podem refletir sobre os conteúdos estudados e links acessados e a partir daí, comentar no blog sua reflexão, opinião, entendimento, dúvidas e sugestões sobre o assunto tratado tendo como finalidade possibilitar uma troca de opiniões sobre determinado assunto.

Mas o blog pode ir além da exposição de conteúdos, indicação de links e comentários dos alunos. O professor poderá convidar seus alunos para que participem junto com ele como autores do blog. Assim, os blogs permitem uma construção coletiva que valoriza a interação e a linguagem, para o desenvolvimento dos alunos.

Após assumirem a autoria coletiva de um blog, os professores também podem desafiar seus alunos a criarem e administrarem seus blogs, possibilitando que os alunos explorem os blogs dos colegas e conheçam um pouco mais de seus interesses. Estes blogs também podem ser criados a partir das perguntas sobre os assuntos que os alunos tenham interesse em pesquisar, não direcionando a um conteúdo específico em que todos pesquisam nas mesmas fontes.
De acordo com Adriana ferreira uma outra proposta de atividade pode ser a criação de um “Blogquest”, que é uma adaptação, seguindo a mesma estrutura das “Webquest”, criadas em 1995 pelo norte-americano Bernie Dodge, da Universidade de San Diego (Califórnia), que se propõe a ser um instrumento para tornar mais efetivas as pesquisas na internet, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber.


Assim, os professores realizam o planejamento de algumas aulas referentes ao assunto escolhido, adicionam links para outros blogs, deixando o blogquest pronto para ser utilizada com seus alunos, com Introdução, Tarefa, Recurso, Avaliação e Conclusão.

Sendo, assim torna-se um grande desafio explorar as infinitas informações disponíveis na web e transformá-las em conhecimento. Para que isso aconteça, sabe-se que apenas ter acesso à informação não garante conhecimento. É necessário agir cognitivamente sobre as informações que tenho acesso: Qual foi o meu entendimento? As informações que estão disponíveis são verdadeiras? Qual é o meu posicionamento crítico sobre o assunto? De que forma vou comunicar as minhas conclusões? A exploração de blogs nesta perspectiva transforma-o em mais do que um recurso pedagógico, mas numa estratégia de ensino-aprendizagem em que o papel do professor éfundamental.

No entanto, é possível verificar que a utilização dos blogs na educação, as estratégias e atividades propostas pelos professores através dos blogs, vai depender principalmente da concepção que o professor tem de educação em relação a aprendizagem, conhecimento e aluno, que apóia sua prática.

Destaca-se que entre as várias possibilidades da utilização dos blogs na educação estão:
Blog de fontes externas às escolas, de informação temática relevante, reconhecidos como válido pelos professores;
Blog sob a forma de depósito de informação pesquisada, sintetizada e comentada pelo professor;
Blog como portfólios digitais ou diários de aprendizagem;
Blog como espaço de intercâmbio e colaboração;
Blog como espaço de simulação e/ou debate;
Blog como espaço de integração e comunicação.
Foram demonstradas apenas algumas das utilizações dos blogs na educação, pois os blogs continuam sendo explorados e a cada dia surgem novas formas de explorar seus recursos e potencialidades.

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