terça-feira, 4 de maio de 2010

Teorias que embasam sua utilização

No site Educação publica foi publicado um artigo em especial em 02/07/2002 do autor: Lorenzo Aldé que afirma que:

“O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo - escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os "objetivos" do blog - pode ser feito coletivamente. Por exemplo: uma turma pode criar o blog "Dúvidas caseiras", e todos os alunos, de casa (se tiverem Internet) ou da escola, vão colocando questões que aparecem em seu dia-a-dia para serem discutidas e solucionadas nas aulas. Um blog feito por várias pessoas tem a vantagem de estarem sempre mostrando novos textos, imagens, idéias. Se cada aluno colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia”.

Já na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, divulga a Oficina: Blog Pedagógico,em 21 de Janeiro de 2008,no site www.e-educador.com.Afirmando que:



“O Blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação que são disponibilizadas na Web. A aplicabilidade da ferramenta em contexto educacional terá êxito se houver uma capacitação adequada dos professores, onde o aluno é co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um mediador dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Assim, pretende-se, por meio desta oficina, promover a discussão sobre o espaço de possibilidades oferecido pelo uso dos blogs na Educação utilizando como recurso o próprio blog”.



Embora os blogs possam ser usados para as finalidades que foram já citadas, seu grande potencial de uso na educação está na exploração do trabalho colaborativo e na satisfatória interação de seus participantes.
Muitos estudiosos e educadores confirmam a importância da interação social na aprendizagem baseados em Vygotsky (1994) o qual afirma que “O processo de construção do conhecimento é desenvolvido através da interação social”.
O processo de construção do conhecimento consiste em possibilitar que o aluno faça o confronto direto com o objeto, de forma a apreendê-lo em suas relações internas e externas.
Postado por blogueiras da educação às 03:38

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